No coração da famosa área do Prosecco Superiore Conegliano Valdobbiadene DOCG, Bacio della Luna (Beijo da Lua) encontra a sua melhor expressão. Delicadeza e intensidade, elegância e harmonia: estas são as notas que diariamente buscamos para produzir os nossos vinhos espumantes. No que diz respeito à natureza das nossas vinhas cultivamos de forma sustentável, verificando cuidadosamente cada processo. Desde o campo até a adega, todas as fases são realizadas com método e atenção, para oferecer um produto exclusivo, sinónimo de excelência e de identidade. Assim, dá origem a preciosa colecção Bacio della Luna, onde o perfume da tradição combina com o gosto da qualidade.
A terra que torna únicos os vinhos de Bacio della Luna se encontra a cinquenta quilometros de Venezia, na província de Treviso, a meio estrada entre as vilas de Conegliano e Valdobbiadene, região adequada para a cultura da vinha onde a casta Glera, uma vez chamada Prosecco e agora voltado ao nome original, oferece, desde sempre, o melhor de si. Cada colina tem uma composição de terreno diferente e, por isso, as uvas em particular dão ao vinho sabores e perfumes distintos.
A zona, incorporada entre as extremidades das Dolomitas e o Adriático, exalta um clima ameno e favorável. O perfume e riqueza dos aromas das uvas são tais mesmo graças à elevada amplitude térmica entre dia e noite, favorável, próprio das proximidades das montanhas.
A elevação do fundo do mar e o deslocamento das glaciares dolomiticas, que romontam da era terciária, deram origem às características do terreno das colinas da zona di Conegliano – Valdobbiadene. Aglomerados de rocha e aréia rica de argila com margas amarelo-azulado e arenitos cinzentos e azul-celeste, constituem estes terrenos que exaltam uma combinação perfeita físico-quimica para dar vida a uvas ricas de perfumes.
As colinas compreendidas entre o rio Meschio a Est e o Piave a Ovest, são divididas em dois Distritos: no leste está o Círculo de Conegliano e é constituido por colinas de Conegliano, Carpesica, Ogliano, Feletto, Refrontolo, Susegana, Solighetto e Pieve di Soligo; o ocidente é designado Círculo de Valdobbiadene, e é constituido pelas colinas de Valdobbiadene, Combai, Miane, Farra di Soligo, Soligo, Col S. Martino e Vidor.
Em particular, as colinas que a partir de Valdobbiadene até Vidor, reconhecidas pela sua elevação e encosta acentuada, exaltam características muito diferentes pela presença alternada de depósitos de morénicos, socalcos aluviais e leque aluvial, elementos que dão tonalidades diferentes às uvas, a segunda da posição das castas. Dentro da DOCG se insere a exclusiva zona do Cartizze: 107 hectares que se serpenteiam nas fracções de Saccol, Santo Stefano e San Pietro di Barbozza. Esta cru, máxima expressão da denominação DOCG, nasce das videiras que crescem sobre um terreno antigo e rochoso, caracterizado pela presença de moreias, arenitos e argilas que permitem não só uma drenagem rápida das chuvas, mas também uma constante reserva de água. O microclima doce da zona, em combinação com a configuração da terra, faz com que as videiras se desenvolvam de forma equilibrada e que as uvas amadurecem lentamente, dando ao Cartizze aqueles perfumes únicos que o distinguem.
A videira é cultivada na zona a uma altitude compreendida entre 50 e 500 metros sobre o nível do mar, na parte mais ensolarada das colinas que, íngreme e inacessível, não são simples de trabalhar, porém representam um cenário único criado pelos agrónomos da zona que cuidam cada centímetro desta terra, a qual inclinação impõe o tradicional trabalho a mão. Os hectares dos vinhedos cultivados ao todo são cerca de 5.000 com uma produção média anual de cerca de 430 mil toneladas de uvas.
No interior da zona de produção do Prosecco DOC, um território magnifico que se estende a zona Norte oriental da Itália e, em particular, nas cinco Províncias de Veneto (Treviso, Venezia, Vicenza, Padova, Belluno) e nas quatro do Friuli (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine), encontramos uma área de renome e prestígio, famosa em todo mundo. Trata-se da zona de Conegliano – Valdobbiadene DOCG, onde nasce o precioso Prosecco Superiore Docg.
Desde antigos Castelos às vilas aristocráticas, dos edifícios sagrados às antigas fontes termales, o pulsar da cultura e natureza é as colinas do Prosecco Superiore Docg. A denominação se estende por 15 Municípios que se serpenteiam pelas duas capitais regionais: Conegliano, berço do saber onde estebeleceu-se a primeira Escola Italiana de Enologia e Valdobbiadene, o coração duma região única produtiva coberta por colinas bordadas de vinhedos. No coração desta renomada terra, de Vidor, Bacio della Luna produz os seus vinhos espumantes.
O Cartizze Bacio della Luna é a expressão mais nobre da Conegliano Valdobbiadene DOCG. Este cru nasce na alma duma colina de apenas 107 hectares que goza de um microclima perfeito e um terreno particularmente adequado. Para produzir este vinho especial a víndima é mais tardia relativamente à aquela das uvas destinadas a Prosecco, para unir uma concentração dos aromas únicos de notas frutadas e floreais. Brilhante e amarelo cor de palha à vista, é um vinho amável, que se aconselha a servir em 6-8 graus, perfeito para coroar momentos mágicos.
Bacio della Luna faz parte do Consórcio Conegliano Valdobbiadene DOCG que tem a tarefa de tutelar e promover o Prosecco DOCG, de difundir o desenvolvimento das técnicas vinícolas e enológicas, de garantir a autenticidade do produto para proteger direitos do consumidor e de estimular o conhecimento da região Conegliano Valdobbiadene, em Itália e no mundo. O Consórcio tem para além disto traçado um importante percurso para salvaguarda da região e a sustentabilidade ambiental, para preservar a qualidade superior do Prosecco DOCG (www.prosecco.it).
Este sítio da internet utiliza cookies. Se continuar a utilizar este sítio, aceita os nossos termos de utilização de cookies. Política de Privacidade